sábado, 5 de fevereiro de 2011

d) Está Escrito


Como um garçom de 18 anos que passou toda sua vida às margens da sociedade indiana consegue acertar doze perguntas em um programa de TV tornando-se um bilionário da noite para o dia? Foi por isso que Ram Mohammad Thomas foi preso: a polícia e a produção do programa “Sua Resposta Vale um Bilhão” – que dá título ao livro – suspeitam que o jovem tenha trapaceado. Quando surge do nada uma amistosa advogada ele conta a sua história, a de como soube responder cada uma das perguntas que o tornou um bilionário.
O livro deu origem ao filme “Quem Quer Ser um Milionário?”, o grande vencedor do Oscar 2009. Entretanto, não se pode dizer que o filme é uma adaptação do livro, eles apenas têm a ideia em comum de um garoto indiano pobre que consegue vencer em um programa televisivo de perguntas e respostas. O filme serviu mais para mostrar os aspectos sociais da Índia tendo como um fator importante o romance entre a mocinha e o personagem principal: Jamal Malik.
O longa cumpriu o seu papel, foi um grande sucesso, não se pode negar. Mas as pessoas deveriam conferir o livro que tem uma história muito mais complexa, focando nas reviravoltas da vida do protagonista e em como ele dribla seus incessantes desafios. Diferentemente do filme, é uma história pesada que envolve sexo, incesto, homossexualismo, prostituição e violência. O romance e o filme são, no final das contas, duas histórias completamente diferentes, mas vale a pena conferir ambas. Quanto a pergunta que deu início a este artigo, o livro e o longa podem dar a mesma resposta: “Está escrito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário