quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Três Crianças e Treze Tragédias


Se existe uma série de livros que eu gosto, ela se chama “Desventuras em Série”. Comecei a ler o primeiro de seus livros em 2008, e não deu outra: gostei. Fui lendo, o primeiro, o segundo, o quinto, o décimo... Pois é, a série é longa! São treze livros ao todo, número do azar que também é a quantidade de capítulos. Você vai saber por quê. O primeiro se chama "Mau Começo", e os seguintes são tão cheios de alegria quanto o título deste primeiro.

É difícil falar sobre esses livros, por que eles são muito diferentes de tudo o que eu já li. Pra começar o autor do livro usa o pseudônimo Lemony Snicket – ele usava esse nome para pedir pizzas com os amigos – para assinar os livros. Mas não é só um nome falso, Lemony Snicket é quem conta a história como se a conhecesse realmente os desgraçados jovens que protagonizam a tragédia, essa é sua missão. Ele sempre diz que dedicou a vida a relatar a história dos três órfãos Baudelaire.

A história passa a se desenvolver quando as crianças recebem a notícia da morte de seus pais em um incêndio que destruiu a mansão da família. Elas são adotadas pelo Conde Olaf, um parente distante que é um homem mal, pérfido e asqueroso. A missão do nosso vilão é conseguir na justiça, a qualquer custo, a enorme fortuna que os órfãos têm por direito mas não podem usar até atingirem a maioridade. Seu primeiro plano consiste em um casamento tramado.
Violet é a mais velha, uma inventora nata. Klaus, o do meio, é um amante de livros, sua mente guarda as informações de todos os que já leu. E Sunny é a caçula que, mesmo sendo um bebê, tem dentes afiadíssimos. As três crianças passam a usar suas habilidades para escapar dos planos sem fim de Olaf.

Voltando a falar sobre o Snicket, ele não é um autor-personagem já que não participa efetivamente da história, mas está sempre falando de coisas relacionadas, de como se desgraçou devido a morte de uma tal Beatrice: Todos os livros da série são dramaticamente dedicados a ela. O autor lança pistas o tempo todo, mostrando que há muitos mistérios envolvendo os falecidos pais Baudelaire, o Conde Olaf e sua trupe imunda.

A partir da primeira história, as crianças vivem mudando de tutores fugindo do criminoso Olaf, até chegar a um ponto em que eles são os criminosos fugitivos, e, então, os segredos passam a vir à tona.


A Crítica Pessoal

Como já disse, gosto muito da série, então vou expôr os motivos pelos quais eu gosto dela. Os personagens são inteligentes e eu me apeguei logo a eles. Suas vidas são realmente repletas de desgraças e ainda assim eles persistem. O autor é um eterno irônico – ainda rio com seus depoimentos – que chega a conversar com o leitor e falar sobre sua própria vida, nestas passagens ele acaba expondo todos aqueles mistérios, e ele sabe bem fazer isso. Ele dá a entender que fez tudo isso secretamente como um fugitivo. Inclusive lembro-me de uma passagem que ele manda uma mensagem secreta para uma pessoa através do livro, ele pede para que o leitor não leia as próximas páginas, e então deixa lá uma carta. O que é legal também é que ele mostra a alienação das pessoas, e, na minha opinião, a história é sobre as pessoas que são excluídas do direito de falar, de se expressar. É um livro infanto-juvenil, diria, mas considero um livro para crianças e jovens inteligentes. E para adultos que sabem apreciar uma boa história. Se você pretende ver um rápido desenrolar da história, desista. Mas, se você quer acompanhar os personagens livro após livro, se divertindo, se emocionando e chorando com eles, pode confiar que vai gostar. Um detalhe: o autor vive repetindo para o leitor não prosseguir lendo as desventuras das crianças e isso me fez chegar ao décimo livro, ansioso para ler os três últimos, mais a "Autobiografia Não Autorizada de Lemony Snicket", onde ele por fim explica cada mistério e cada revelação.

Lemony Snicket, ou seja lá quem realmente for, conseguiu escrever uma história criativa, original e perfeitamente engenhosa!

Um comentário:

  1. Aah, já faz algum tempo que quero ler essa série!
    Agora que tenho minha carteirinha, vou ver se pego na Biblioteca :)
    boa dica!

    abraços :]

    ResponderExcluir