quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Literatura Nacional no Velho Trapiche Abandonado


Se é para falar de literatura brasileira temos uma missão muito fácil. Nossa história é repleta de grandes escritores e livros marcantes. No momento acabo de ler Capitães da Areia, livro do Jorge Amado. Vale lembrar que é livro de vestibular, além disso é uma ótima leitura. Vale a pena.

O que é:

O livro traz a história de uma Bahia antiga onde um enorme grupo de meninos sem família vivem debaixo do trapiche na praia. Sem escolha vivem do roubo, protegendo uns aos outros. O líder do grupo chamado Capitães da Areia é Pedro Bala, o típico herói justo e corajoso (e uma cicatriz na face). Ele é quem faz cumprir as leis implícitas do areal onde vivem os meninos. Nesta vida deles, violência é casual, sexo não é um tabu... Estão destinados aos perigos das ruas nordestinas onde a lei do mais forte é o que vigora. Entre os personagens estão:
Professor: O cabeça, talentoso e inteligente.
Sem-pernas: O malandro revoltado.
João Grande: O mulato corajoso, porém tapado.
Gato: O esperto e galante jogador de cartas.
Pirulito: O aspirante à padre.
Dora: A única garota que consegue entrar no trapiche e que vai mexer intensamente com o coração de cada um dos Capitães.

Cada personagem vem com uma história, um sonho, uma luta. É impossível não se apegar a nenhum.

A crítica pessoal.

Fascinante, envolvente e belo. Traz personagens marcantes, e mesmo sendo típico encontrá-los em outras histórias, o autor consegue colocá-los no contexto da Bahia antiga debaixo do trapiche na praia fazendo com que sejam marcantes em suas características. Um exímio trabalho de um excelente autor. Uma narrativa rápida e convincente que consegue te levar para junto dos Capitães numa Bahia bela, misteriosa e perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário