sábado, 30 de janeiro de 2010

Mudando de Assunto: Batalha de Gênios


Eu não sou do tipo fissurado por animes, mas assisti alguns que gostei muito. Os japoneses têm uma habilidade em criar histórias e colocar emoção nelas. O anime Death Note, baseado no mangá de grande sucesso, se destacou por ser diferente, original, estratégico, inteligente e muito envolvente. A história é mais como uma saga policial se não fossem alguns elementos fantasiosos.

Para começar, Ryuuk, um shinigami (deus da morte), derruba
o seu caderno no mundo humano. As pessoas cujos nomes são escritos no caderno morrem de acordo com algumas regras que o vigoram. O tal caderno macabro vai parar nas mãos de Light (Raito) Yagami, que como diz no anime, “a criança mais brilhante de todo o Japão”. E não é pra menos, o estudante é inteligentíssimo e idealista. Um pouco psicótico, nota-se. Ele é o protagonista e vilão da história, e passa a usar o caderno para matar todos os assassinos. Poderia até ser uma atitude nobre - do ponto de vista de alguns - se Light Yagami não quisesse ser, com suas palavras, "o deus do novo mundo". Cometendo sua carnificina ocultamente, o jovem passa a ser conhecido por Kira (Killer). A seguir, uma imagem do protagonista Light Yagami:


Como se não bastasse um gênio, há outro que ganhou a simpatia de todos os fãs do anime: L. Seu nome verdadeiro pouco importa, o garoto é um detetive extremamente inteligente cuja identidade ninguém conhece. Amante de doces, tem uma personalidade bastante excêntrica, que ganhou a simpatia do público. L e Kira, como o mundo os conhece, vão entrar em uma batalha da qual é impossível despregar os olhos. Você se surpreende a cada episódio com as estratagemas e investidas de L e Kira, repletas de reviravoltas. Além disso traz a tona questões sobre o bem e o mal, o certo e o errado. Abaixo, o mundialmente famoso detetive L:

Deixando a história ainda mais eletrizante, Light consegue se infiltrar nas investigações policiais e L revela a sua identidade para ele como um golpe que deixa Kira de mãos atadas. Uma obra, sem dúvida, complexa e brilhante, diferente de tudo o que você já viu.

P.S. O filme em Live Action (com atores reais) já foi lançado pela Warner Bros japonesa
, e fez um enorme sucesso no Japão. Inclusive foi feito um novo filme em que o protagonista é L, que se envolve em um caso de repercussão mundial, não estando relacionado ao "caderno assassino". Uma imagem do filme, a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário